segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Echarpes, lenços, xales

São muitas as cores, estampas, cortes e formas dos lenços, echarpes e cachecóis. Peças criadas para proteger o pescoço do frio e do vento, e que se transformaram em poderosos acessórios de moda.
Lenços palestinos invadiram o Ocidente, recentemente.
Lenços compridos e volumosos ajudam a disfarçar seios pequenos.
Lenços curtinhos e amarrados no pescoço caem melhor em mulheres de seios grandes.
A forma das echarpes, principalmente quando feitas com tecidos leves, permite inúmeras amarrações diferentes.

Um a um

  • Bandana é um lenço de algodão, triangular ou quadrado, geralmente estampado com motivo indiano e usado para enfeitar, ou por caubóis e trabalhadores como proteção para o rosto.
  • Cachecol vem do francês e quer dizer "proteção para o pescoço". Basicamente, é uma tira não muito larga ou estreita, feita com os mais diversos materiais.
  • Lenço pode ser usado de inúmeras maneiras: na cabeça, no pescoço, na cintura, no pulso, amarrado na bolsa, para segurar um rabo de cavalo. Trata-se de um quadrado de tecido de algodão ou seda, liso ou estampado, de vários tamanhos.
  • Foulard ou echarpe? Tanto faz, é só uma questão de nomenclatura. Todos são uma espécie de lenço feito de seda, algodão ou lã, geralmente com pequenas estampas, para ser usado no pescoço e com diferentes tipos de amarração.
  • Pashmina é um fio macio e delicado, proveniente da lã do changthangi, um tipo de caprino chamado pashmina, animal que vive nas montanhas do Himalaia. A maneira como o fio é tecido faz com que o produto seja mais ou menos fino, e usado principalmente em xales com franjas, feitos para proteger do frio. Seu nome acabou (inapropriadamente) se tornando sinônimo de xale.
  • Xale é uma peça de origem persa, feita de lãzinha ou cashmere fininho, estampado ou decorado, e usado para proteger do frio.
  • Shahtoosh ou Shatush é a mais fina e rara das lãs, proveniente do pelo extremamente delicado do chiru, ou antílope tibetano, que vive a mais de 5 mil metros de altitude.
    Prazer dos deuses, o significado da palavra persa é pouco para descrevera preciosidade do produto. Povos nômades matam o chiru para tirar seu sustento, e sua possível extinção faz com que sua venda seja proibida em muitos países.
  • Modo de usar: Ele pode ser usado sobre os ombros, amarrado por um nó que não seja muito grosso, ou no pescoço, fazendo o papel de echarpe ou foulard. Estampas coloridas ficam bem sobre bases neutras. Xales de algodão fininho podem ser usados com canga, na praia. Com roupa de noite eles precisam ser de tecido fino e poderoso. Engano. Usar cachecol na praia com biquíni, sob um sol de rachar, não tem sentido, por mais que a peça seja de algodão ou esteja na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário